Páginas

sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Escola Itinerante Herdeiros do Saber: oficina sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais e início da construção da horta movimentam a escola

 Por Evelyn da Silva Almeida, e Rafaela Beatriz Gomes Cseminski
Estudantes do 1º Ano C – Ensino Médio

Neste dia 30 de setembro de 2022 a Escola Itinerante Herdeiros do Saber recebeu professores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, de Pato Branco, para uma palestra com os estudantes do 1º ano “C” e 1º “D” onde trataram sobre as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC).

Foi apresentado que as PANC`s,  são elaboradas a partir da diversidade vegetal, aproveitando também as variações regionais. Na ocasião de hoje, foi apresentado diversos tipos de alimentos para os estudantes presentes, por exemplo: bolo de erva-mate, água com sabor com morango, kiwi, laranja e flor roxa, guacamole com pimenta entre outros alimentos. Após a palestra os estudantes se reuniram com os professores da UTFPR para caminhar em volta da escola e conhecer algumas dessas plantas alimentícias não convencionais.

Já no período da tarde, a turma do 1º “C”, se juntou com Vilmar Acorde de Souza (secretário da escola) na tarefa de construir a Horta da escola.

Tendo já definido o local, primeiramente foi tirado o esquadro e tão logo as meninas começaram a fazer os buracos para iniciar cerca do local. Na oportunidade, algumas meninas ficaram descanso para se locomover melhor e em questões de minutos foi posto o primeiro palanque. Nesse clima de bastante entusiasmo, o coletivo envolvido passou a tarde toda trabalhando.

De acordo com Vilmar, “a horta faz parte da proposta pedagógica de produção e trabalho da escola, e irá se tornar um espaço de socialização de saberes.”

A professora Soniamar Lara de Lima também argumento sobre a importância desse trabalho, ela “acredita que a horta na escola é um trabalho socialmente necessário, pois na alimentação é importante ter legumes, verduras, temperinhos, tornando assim o lanche mais saudável. Além de que em trabalhos realizados na horta é possível desenvolver o conhecimento científico das diversas disciplinas, relacionados com a prática. ”

A pedagoga Maria Eunice também comenta que “a implementação da horta na escola vem para colaborar no processo pedagógico do alunos que poderão aprender na prática que é possível cultivar alimentos naturais, saudáveis que proporcionam uma melhor qualidade na saúde e podem fazer a diferença no mundo em que vivemos.”

Os estudantes também opinaram sobre a construção da horta escolar. Para Isabele Maria Duarte de Paula, do 6º “B”, “deveria tem mais alimentos saudáveis, árvores com frutas, frutas nativas, como: acerola, manga, além saladas e suco natural para o lanche. Na horta também dever ter ervas medicinais, temperos, como: salsinha, manjericão, jiló, e muitos outros.”

Já o Zaqueu Rodrigues de Oliveira, do 9º ano, também concorda, afirmando que “acredita que a horta é importante para o cultivo de alimentos mais saudáveis.”

Durante todo o período, todos os envolvidos se mostraram bastante motivados para continuar o projeto. Na próxima semana as atividades continuam.










Meu voto

Meu voto, sempre e nesta eleição,

Não é um “tanto faz como fez”...

Não é brincadeira ou diversão,

Nem ocasião de insensatez.

 

Meu voto é responsabilidade,

É consciência e decisão por opção.

É amor ao povo, solidariedade,

É ser país com participação.

 

Meu voto não apoia morte e insanidade,

Nem a violência da desconstrução.

Não traz desemprego e desigualdade,

Nem miséria e discriminação.

 

Meu voto não aplaude ódio e preconceitos,

É um não à ganância e acumulação.

Voto é energia pra reviver direitos,

Reconstruir a democracia na nação.

 

Meu voto visa ao projeto popular,

Educação, saúde, alimento e moradia;

Visa à terra e agricultura familiar,

É ferramenta pra construir cidadania.

 

Diferenças entre candidatos e partidos

Revelam divergências em seus projetos.

A história de desgoverno desnuda os sentidos

Dos ataques, fake news e orçamentos secretos.

 

A urna eletrônica é como um templo,

Eu me aproximo e me inclino esperançado;

Suplico e ajo, pois é urgente o tempo:

Pela vida do povo, meu voto é sagrado.

                        (autor desconhecido)

quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Biblioteca Escolar Vera Lúcia Novello

Conheça a Biblioteca Escolar Vera Lúcia Novello, do Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak.









CEC Iraci Salete Stozak: Estudantes participam da Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Nesta manhã (28 de setembro), estudantes do Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak, acompanhados pelo inspetor Ronaldo Momoli, participaram da conferência municipal dos direitos da criança e do adolescente na cidade de Rio Bonito do Iguaçu.

terça-feira, 27 de setembro de 2022

Lento mas vem

Por: Mario Benedetti

 

Lento mas vem

O futuro se aproxima

Devagar

Mas vem

 

Hoje está mais além

Das nuvens que escolhe

E mais além do trovão

E da terra firme

 

Demorando-se vem

Qual flor desconfiada

Que vigila ao sol

Sem perguntar-lhe nada

 

Iluminando vem

As últimas janelas

 

Lento mas vem

O futuro se aproxima

Devagar

Mas vem

 

Já se vai aproximando

Nunca tem pressa

Vem com projetos

E sacos de semente

 

Com anjos maltratados

E fiéis andorinhas.

sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Festa de 8 anos da Escola Itinerante Herdeiros do Saber

A Escola Itinerante Herdeiros do Saber CONVIDA a comunidade e população em geral para grandiosa festa de comemoração aos 08 anos da escola. 

As atividades festivas começam as 9:30 com apresentações culturais de violeiros e gaiteiros da comunidade e região, inclusive se você é adepto a tocar algum instrumento participe conosco. 

12:00 almoço, cardápio é risoto no tacho, pão e saladas diversas. as fichas do Almoço já estão disponíveis para a venda na Escola, professores e dirigentes do Acampamento o valor é R$ 15,00 para pessoas acima de 10 anos. 

A tarde tem torneio de Futebol 7 e Tarde Dançante.

Contamos com a sua Presença!!!



terça-feira, 20 de setembro de 2022

CEC Iraci Salete Strozak: Professores/as, Funcionários/as, estudantes e comunidade escolar produzem 1ª Conferência Escolar dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA)

 1ª Conferência Escolar dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA) produzida por professores, funcionários, estudantes  e comunidade, ocorreu hoje no Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak

Por Jucelia Castelari
Diretora CEC Iraci Salete Strozak

A iniciativa surgiu após convite do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do município de Rio Bonito do Iguaçu ao Colégio para participar, com representações de estudantes e educadores, na etapa municipal da conferência, que ocorrerá no dia 28/09/2022, com o tema: “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade.  

Além da etapa municipal, nos próximos períodos deverá ocorrer a etapa estadual, e por fim, a etapa nacional intitulada: 12ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CNDCA) em todas elas haverá representações de estudantes. 

No documento orientador da CNDCA (2022), ressalta-se que: “A queda na renda das famílias com crianças e adolescentes, a restrição do acesso a atividades escolares e à alimentação adequada são alguns dos efeitos socioeconômicos da crise sanitária (Unicef, 2021 apud CNDCA, 2022). A pandemia aprofundou as desigualdades com maiores efeitos na vida de mulheres, negras e negros, afrodescendentes, povos indígenas e comunidades marginalizadas (Oxfam, 2021 apud CNDCA, 2022). Com mais de 600 mil óbitos no Brasil, a pandemia tem múltiplos efeitos na vida de crianças e adolescentes, que vão desde óbito e sequelas em consequência da Covid-19, a violências, fome, restrição do acesso a serviços, entre outros”. 

O Objetivo da Conferência é: “Promover ampla mobilização social nas esferas municipal, estadual/do Distrito Federal e nacional para refletir e avaliar os reflexos da pandemia da Covid-19 na vida das crianças, adolescentes e de suas famílias e para a construção de propostas de ações e políticas públicas que garantam os seus direitos no contexto pandêmico e pós-pandemia” (CNDCA, 2022).  Os/as Estudantes do Colégio tiveram a oportunidade de debater o tema e o objetivo da conferência a partir das suas vivências de infância e juventude camponesa, com olhar específico as demandas deste segmento populacional que vivem nos territórios de reforma agrária. Seguem agora, a partir de representações para as demais etapas de debate da conferência. 

Referência

12ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CNDCA). Documento Base, Brasília, 2022.





sexta-feira, 16 de setembro de 2022

Escola Itinerante Herdeiros do Saber conta com exposição de poemas

Exposição dos poemas elaborados pelos educandos e educandas da turma do 7 ano A (manhã), durante as aulas de Língua Portuguesa / Prof. Jaqueline Boeno. (Em  breve todos os poemas serão postados aqui).







CEC Iraci Salete Strozak: Espaço escolar é reservado para o Projeto Político Pedagógico

Espaço escolar foi reservado para o Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak

"Projeto Político Pedagógico (PPP) é um instrumento que reflete a proposta educacional da escola. É através dele que a comunidade escolar pode desenvolve um trabalho coletivo, cujas responsabilidades pessoais e coletivas são assumidas para execução dos objetivos estabelecidos."

Na foto abaixo PPP recebe espaço especial destinado a ele.

CEC Joaquim Nasario participará do concurso de desenho da UFFS "Água x Agrotóxico"

 Estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental, do CEC Joaquim Nasario Ribeiro, participarão da VI edição do Concurso de Desenho da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, campus Laranjeiras do Sul. Nesse ano o tema á Água X Agrotóxico.

Confira abaixo uma prévia dos trabalhos.





quarta-feira, 14 de setembro de 2022

CEC Joaquim Nasario Ribeiro faz experimento sobre a química dos fogos de artifícios

Hoje (14/09/2022) os estudantes do primeiro ano do Ensino Médio, período noturno, do Colégio Estadual do Campo Joaquim Nasario Ribeiro, realizaram junto com a professora Diene de Barros um experimento, sobre como funciona a explosão dos fogos de artifício, e como ficam coloridos no céu. Confira as fotos abaixo:








sábado, 10 de setembro de 2022

Estudantes da Escola Itinerante Herdeiros do Saber visitam a Associação de Judô Laranjeiras

 “Judô é o caminho para o uso mais eficaz da forca física e espiritual. Ao treinar você em ataques e defesas, ele refina seu corpo e sua alma e ajuda você a fazer a essência espiritual do judô uma parte do seu próprio ser. Desta forma, você é capaz de se aperfeiçoar e contribuir com algo de valor para o mundo. Este é o objetivo final da disciplina do judô.” KANO, Jigoro.

Por Mirian Kunrath
Professora

 

Na tarde do dia 09/09, sexta-feira, os estudantes das turmas dos 7A, 7B e Classe Intermediária  de Ciências Humanas da Escola Itinerante Herdeiros do Saber, acompanhados pelas professoras Eliane do Vale, Mirian Kunrath, e professor Rudison Luiz Ladislau visitaram o Espaço de Judô em Laranjeiras do Sul. A visita contou com a contribuição do professor/Sensei Douglas Josefi que apresentou aos educandos e educandas um pouco da história do judô, e desenvolveu atividades de práticas.

A visita fez parte da metodologia desenvolvida nas aulas de Educação Física, no conteúdo das Lutas, mediada pela Professora Mirian, e teve como objetivo possibilitar o contato com o Judô além das experiências de práticas. O conteúdo se relaciona com a realidade a medida que nos possibilita refletir sobre a importância da Luta como prática de desenvolvimento corporal e na reflexão das diversas formas de movimento corporal das diversas formas de concepção da Luta.