Neste dia 30 de setembro de 2022 a Escola Itinerante Herdeiros do Saber recebeu professores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, de Pato Branco, para uma palestra com os estudantes do 1º ano “C” e 1º “D” onde trataram sobre as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC).
Foi apresentado que as PANC`s, são elaboradas a partir da diversidade
vegetal, aproveitando também as variações regionais. Na ocasião de hoje, foi
apresentado diversos tipos de alimentos para os estudantes presentes, por exemplo: bolo de erva-mate, água com sabor com morango, kiwi,
laranja e flor roxa, guacamole com
pimenta entre outros alimentos. Após a palestra os estudantes se reuniram com
os professores da UTFPR para caminhar em volta da escola e conhecer algumas
dessas plantas alimentícias não convencionais.
Já no período da tarde, a turma
do 1º “C”, se juntou com Vilmar Acorde de Souza (secretário da escola) na
tarefa de construir a Horta da escola.
Tendo já definido o local, primeiramente
foi tirado o esquadro e tão logo as meninas começaram a fazer os buracos para iniciar
cerca do local. Na oportunidade, algumas meninas ficaram descanso para se
locomover melhor e em questões de minutos foi posto o primeiro palanque. Nesse clima
de bastante entusiasmo, o coletivo envolvido passou a tarde toda trabalhando.
De acordo com Vilmar, “a horta faz parte da proposta pedagógica de
produção e trabalho da escola, e irá se tornar um espaço de socialização de
saberes.”
A professora Soniamar Lara de
Lima também argumento sobre a importância desse trabalho, ela “acredita que a horta na escola é um
trabalho socialmente necessário, pois na alimentação é importante ter legumes,
verduras, temperinhos, tornando assim o lanche mais saudável. Além de que em
trabalhos realizados na horta é possível desenvolver o conhecimento científico
das diversas disciplinas, relacionados com a prática. ”
A pedagoga Maria Eunice também
comenta que “a implementação da horta na
escola vem para colaborar no processo pedagógico do alunos que poderão aprender
na prática que é possível cultivar alimentos naturais, saudáveis que
proporcionam uma melhor qualidade na saúde e podem fazer a diferença no mundo
em que vivemos.”
Os estudantes também opinaram
sobre a construção da horta escolar. Para Isabele Maria Duarte de Paula, do 6º “B”,
“deveria tem mais alimentos saudáveis, árvores
com frutas, frutas nativas, como: acerola, manga, além saladas e suco natural para
o lanche. Na horta também dever ter ervas medicinais, temperos, como: salsinha,
manjericão, jiló, e muitos outros.”
Já o Zaqueu Rodrigues de
Oliveira, do 9º ano, também concorda, afirmando que “acredita que a horta é importante para o cultivo de alimentos mais
saudáveis.”
Durante todo o período, todos os
envolvidos se mostraram bastante motivados para continuar o projeto. Na próxima
semana as atividades continuam.
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