segunda-feira, 25 de março de 2024

domingo, 24 de março de 2024

Professoras pesquisadoras de importantes universidades visitam o Colégio Iraci Salete e Escola Itinerante Herdeiros do Saber

Na tarde desta última sexta-feira, dia 23 de março, o Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak e Escola Itinerante Herdeiros do Saber, receberam a visita de um coletivo de professores/as pesquisadoras na área da educação, que atuam em importantes universidades.

Representando a Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS estava presente a Professora Doutora Ana Cristina Hammel, pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, a Professora Pós Doutora Natacha Eugênia Janata. Pela Universidade Federal Fluminense (Rio de Janeiro), a Professora Doutora Zoia Prestes, e pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Professora Doutora Jane Peruzo Iacono , Professora Doutora Neide da Silveira Duarte de Matos, Professora Doutora Rejane Teireira Coelho, e o Professor Mestre Lindomar Lindolfo Steffen.

Nesta ocasião foram recepcionados nos locais pelos educadores/as, estudantes, direção, pedagoga, comunidade escolar, coordenação, que apresentaram o Centro da Memória Terra e Povo, a história local, o funcionamento, o  projeto político pedagógico, os desafios atuais e perspectivas do Colégio Iraci Salete e Escola Itinerante Herdeiros do Saber.

Para Jaqueline Baim – pedagoga do Colégio Iraci -  “Receber visitas em nossa escola é muito gratificante, entendemos que a escola é da comunidade e estamos a serviço dos sujeitos que moram ali, e receber a visita de professores universitários em especial da Zoia Prestes, além de ser inspirador, fortalecem o trabalho do coletivo da escola e o processo de Auto-organização dos estudantes, uma vez que entendemos que  o trabalho coletivo está sendo valorizado por estas pessoas e nos dá ânimo para seguir resistindo no processo de luta em manter uma proposta pedagógica construída a muitas mãos e vinculada a realidade da famílias que ali residem.”

Confira abaixo alguns registros fotográficos 












segunda-feira, 18 de março de 2024

Em abril Rio Bonito do Iguaçu sediará a 2ª Caminhada na Natureza Paraná – Circuito Caminhos da Reforma Agrária

 No dia 07 de abril, será realizado no Distrito do Centro Novo, Assentamento Marcos Freire, em Rio Bonito do Iguaçu, a 2ª edição da Caminhada na Natureza Paraná – Circuito Caminhos da Reforma Agrária.

O evento que teve sua primeira edição em 2023, onde contou com a participação de centenas de caminhantes vindos das diversas regiões do Paraná e também de outros estados, já tem gerado uma expectativa bastante positiva nos organizadores e participantes.

Neste circuito, os participantes estarão imersos na cultura e história local, poderão conhecer o Centro da Memória Terra e Povo, exposições educativas, contemplar as belas paisagens do assentamento que margeiam o Rio Iguaçu, além de saborear as comidas típicas da região.

Representando o IDR  Fernanda Panassolo, comenta que: “As Caminhadas na Natureza Paraná são organizadas pelo IDR-Paraná como forma de estimular o turismo rural no Estado. Além de proporcionar lazer ao caminhante, ela busca gerar emprego e renda no campo.” Para ela, ter o município como parceiro é muito importante, pois antes de divulgar o estado estamos divulgando o município através dos atrativos que são apresentados na caminhada.

Orlando Baim, representante do Conselho Escolar do Colégio Iraci, comenta sobre o circuito Caminhos da Reforma Agrária: “A caminhada é uma forma de divulgar nossa escola, nossa comunidade, nosso assentamento, nossas atividades, tudo que nós fazemos e produzimos. Ela está associada as comemorações do aniversário de conquista dos assentamentos[...] A Caminhada do ano passado já foi um grande sucesso e este ano, a expectativa é de que tenha uma dimensão ainda maior.”

As inscrições para a Caminha na Natureza: Circuito Caminhos da Reforma Agrária podem ser realizadas pelo site:

https://www.ecobooking.com.br/site3/destinoEventoSimples.php?Xeven=uu84aj5kwpc6u1b1hxvp


sexta-feira, 15 de março de 2024

Estudantes do 7º ano do Colégio Iraci realizam mística que trata da preservação ambiental

Coordenados pela Professora Ana Claudia Candiotto e pelo Professor Marcelo do Vale, estudantes do 7º ano, realizam mística em alusão a preservação ambiental.



Funcionários e estudantes fazem o plantio de árvores frutíferas ao entorno do Colégio Iraci

 No dia de hoje, estudantes e funcionários do Colégio Iraci Salete realizaram o plantio de árvores frutíferas ao entorno do colégio. Essa ação faz parte do planejamento coletivo e visa a formação de  pomar, sombreamento e recuperação de área degradada. Nos próximos dias se dará a continuidade dessa atividade. Confira abaixo algumas fotos.




quarta-feira, 6 de março de 2024

Estudantes contribuem para o embelezamento do colégio

 Estudantes  do contra turno escolar, turma de robótica,  acompanhados por funcionários e equipe pedagógica, aproveitaram o dia de hoje, durante tempo livre tido após a aula, para realizar Trabalho Socialmente Útil - TSU, fazendo o plantio de flores e contribuindo também para a limpeza de outros espaços. 

Vale lembrar que o Trabalho é um dos princípios pedagógicos previstos no Projeto Político Pedagógico do colégio, que possui como um dos objetivos centrais a Formação Humana em suas várias capacidades. 

Além do TSU, esses estudantes que realizam o curso de robótica, estarão participando de várias outras oficinas pedagógicas para completar a carga horária e formação, que serão desenvolvidas em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS.