quinta-feira, 26 de junho de 2025

🚩 Campanha do Agasalho | Escola Itinerante Herdeiros do Saber I e II - Acampamento Herdeiros da Terra - 1º de Maio

 


Com a chegada do frio mais intenso, muitas crianças da nossa escola estão passando dificuldades por não terem roupas de inverno suficientes. Nesta semana, infelizmente, foi necessário acionar algumas famílias para buscar seus filhos que estavam com muito frio.

📢 Diante dessa situação, estamos mobilizando a comunidade para doar roupas de inverno para nossos pequenos.
Se você tiver roupas em boas condições de uso, especialmente infantis, sua doação será muito bem-vinda.

📍 Pontos de coleta:
🚩 CREHNOR – Laranjeiras do Sul - PR: R. Cel. Guilherme de Paula, 1111 – Centro.

🚩 CREHNOR – Rio Bonito do Iguaçu:  R. Guarapuava, 163 – Centro.

terça-feira, 10 de junho de 2025

Mutirão e Educação ambiental na comunidade do Acampamento Herdeiros da Terra

No dia de hoje, as famílias do Acampamento Herdeiros da Terra de 1° de Maio se uniram para mais um mutirão de plantio de árvores. A ação contou com a participação especial de mais de 200 educandos do ensino fundamental e médio, além dos educadores e educadoras da Escola Itinerante Herdeiros do Saber, mostrando como a escola do campo podem integrar as ações da Educação Ambiental com as ações da comunidade. A escola possui um Projeto Político Pedagógico norteado pelos elementos da Agroecologia como base para Educação Ambiental, desta forma possibilitou a relação entre teoria e prática.

Essa atividade, é continuidade das ações iniciadas durante a 3ª Jornada da Natureza do MST no Paraná e Dia Mundial do Meio Ambiente que aconteceu no dia 5 de junho, onde as famílias iniciaram o projeto de proteção ambiental na comunidade com recuperação e reflorestamento de áreas degradadas. Nesse primeiro momento, as famílias estão recuperando 7 hectares de área, mas o compromisso delas é ainda maior: plantar 1 milhão de mudas no acampamento.  

O mutirão de hoje simboliza mais um passo nessa caminhada, mostrando que através da cooperação e trabalho coletivo, é possível transformar a terra e garantir um futuro melhor para todos. Além do cuidado com o meio ambiente, as famílias camponesas reforçam a luta pela Reforma Agrária Popular integrando a pauta ambiental, a preservação da natureza, e ações de Educação Ambiental em conjunto com a escola da comunidade. Reforçando o compromisso de plantar árvores e produzir alimentos saudáveis.

Atividade também contou com a participação e apoio da equipe do CEAGRO e pós-graduandos do mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Laranjeiras do Sul.


Fotos: Danielson Postinguer

Instagram:https://www.instagram.com/p/DKsi3ZaAiGT/?igsh=ZnJxN3J4dGY5aHcw

Facebook: https://www.facebook.com/share/1AYQ1JmyEP/