Páginas

sexta-feira, 12 de agosto de 2022

Colégio Joaquim Nasario Ribeiro recebe centenas de livros de literatura

Livros foram adquiridos por meio de doação organizada por projeto de extensão da UNIOESTE/Cascavel

Por: Paola Boaroli Dahmer

Estudante do 9º ano – Ensino Fundamental

Prof Rudison Luiz Ladislau – orientador.

 

Neste dia 12 de agosto de 2022, no Colégio Estadual do Campo Joaquim Nasario Ribeiro, localizado na Comunidade do Campo do Bugre em Rio Bonito do Iguaçu (PR), os estudantes do 9º A,  Grêmio Estudantil, funcionários, equipe pedagógica e professores estavam ansiosos para receber a Professora Doutora Marlene Sapelli e acadêmicos de Letras e de Pedagogia da UNIOESTE – Cascavel, oportunidade na qual estes fizeram a doação de centenas de livros de literatura para o acervo da biblioteca do colégio.

Para essa ocasião, todos cooperaram para ajudar a organização da sala de aula, ficando assim um ambiente mais agradável e propício  para todos os conhecimentos que foram compartilhados.

O professor Rudison Luiz, de Geografia, os recepcionou com um discurso, agradecendo a presença deles, por disponibilizarem um tempo e por terem todo esse carinho e também por todos os livros doados.

Logo isso, ocorreu a apresentação de todos os presentes e a coordenação da atividade que foi feita pelos estudantes Ediane de Lima (9º ano) e Andrei Rafael Ziemnczak (7º ano) passaram a palavra para  a educanda Leia do Prado (9º ano) e Ray de Lima Beira(7º ano) que realizaram a apresentação da comunidade,   seguindo do Lucas Bett de Amorim, Emily Maria Mendenski de Souza (ambos do 9º ano) e Cauan Rodrigo F. Popiovuek (8º ano)  que apresentaram o Colégio.

Tivemos um diálogo muito enriquecedor de conhecimento. Os acadêmicos presentes fizeram várias contribuições.  Primeiro nos foi apresentado e debatido o texto de Antônio Cândido, O direito à literatura. Na sequência, foi apresentado como vários autores clássicos apresentaram a literatura no decorrer do tempo, a exemplo de Paulo Leminski, Clarice Pacheco, dentre outros. Ainda tivemos o relato de experiência de um leitor e por fim, o processo de ilustração de livros infantis.

Os acadêmicos também explicaram como foi a campanha de arrecadação de livros feita a partir desse projeto de extensão da universidade, segundo eles, a meta é atingir até o fim do ano 600 livros de literatura  e distribuir em algumas escolas da rede pública, entre elas o CEC Joaquim Ribeiro.

A  professora Marlene fez quatro (4) pedidos especiais:

1. Para que os estudantes juntamente com a Professora Priscila Menegass participem do e-book que será lançado no final do ano pela UNIOESTE, onde será escrito sobre a experiência como leitores. Posteriormente será impresso ao menos um exemplar para os autores.

2. Apresentou alguns livros que são verdadeiras relíquias, alguns com mais de 70 anos, autores como: Erico Verissimo, Eça de Queiroz, Jorge Amado,  e propôs que a escola os cuide de maneira especial, para durar pelos mais 50 anos. A proposição é que seja criado um espaço próprio para esses.  

3. cada estudante poderá escolher um livro para ler, se fizer a leitura o livro será do estudante, do contrário, deverá fazer a devolução a biblioteca do colégio.

4. Fez o convite para ir visitar a UNIOESTE em Cascavel.

Por último os estudantes Kemelli L. Camargo dos Santos (9º ano) e Nadine Aparecida Kailer (7º ano)    fizeram o agradecimento em nome de todo o colégio, fazendo a leitura de uma poesia.













Nenhum comentário:

Postar um comentário