sexta-feira, 5 de agosto de 2022

Conhecendo um pouquinho mais de Rio Bonito do Iguaçu através de uma saída de campo

Por Gabriel Machado de Souza, Pedro Henrique do Nascimento

Estudantes do 1º C – Classe Intermediária de Ciências Sociais e Humanas

Orientação: Prof Rudison Luiz Ladislau

No dia 04 de agosto de 2022, na aula da Classe Intermediária Ciências Sociais e Humanas, da Escola Itinerante Herdeiros do Saber, ministrada pelo professor Rudison, juntamente com as turmas dos 7º A, 7ºB, 1ºC, 1ºD e acompanhados também pelos professores Eliane do Vale e Geovane Vieira realizamos uma saída de campo para estudar na pratica o relevo local. A programação faz parte do planejamento de aula desses dias que incluía o estudo teórico, saída de campo e a posterior elaboração de uma maquete.


Nas aulas teóricas realizada na semana anterior estudamos que o relevo é a forma da superfície terrestre e os principais tipos de relevo são: planície, planaltos, depressões e montanhas. Também conhecemos que a formação dos relevos está associada a ação dos agentes internos da Terra, chamados de construtores do relevo e também a atuação dos agentes externos da Terra, também chamados de agendes modeladores, e são por exemplo: a chuva, o vento, o gelo a ação do ser humano. Também descobrimos que o relevo interfere na forma que a sociedade se organiza e se relaciona com o meio em que vive.

Depois de aprender esses conceitos fomos conhecer os relevos no modo pratico, partimos da Escola Itinerante, em direção ao assentamento Ireno Alves e fizemos nossa primeira parada próximo onde foi o acampamento base da Herdeiros da Terra, passamos por alguns dos lugares

mais altos de Rio Bonito do Iguaçu e também pelos lugares mais baixos. Fomos até a divisa com Nova Laranjeiras próximo a comunidade da Sede, onde também foi possível observar as torres de Laranjeiras do Sul, bem como a cidade de Rio Bonito do Iguaçu, dali nos direcionamos para comunidade Santa Rosa sentido  ao acesso à BR 158 pelo Damasceno, mas antes paramos em cima da ponte do Xagú, famosa ponte molhada, seguimos nosso trajeto até a cidade de Rio Bonito e na sequência fomos até a prainha, um dos lugares mais bonitos da nossa cidade, em todo esse percurso passamos por várias formações, morros altos, ribanceiras, espaços mais planos, alguns dava até receio de passar, mas tudo isso valeu a pena, a atividade foi muito legal. Em todos esses momentos também foi aproveitado para falar sobre a história do acampamento, do assentamento de própria cidade de Rio Bonito.









Nenhum comentário:

Postar um comentário