sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Escola Itinerante Herdeiros do Saber: oficina sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais e início da construção da horta movimentam a escola

 Por Evelyn da Silva Almeida, e Rafaela Beatriz Gomes Cseminski
Estudantes do 1º Ano C – Ensino Médio

Neste dia 30 de setembro de 2022 a Escola Itinerante Herdeiros do Saber recebeu professores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, de Pato Branco, para uma palestra com os estudantes do 1º ano “C” e 1º “D” onde trataram sobre as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC).

Foi apresentado que as PANC`s,  são elaboradas a partir da diversidade vegetal, aproveitando também as variações regionais. Na ocasião de hoje, foi apresentado diversos tipos de alimentos para os estudantes presentes, por exemplo: bolo de erva-mate, água com sabor com morango, kiwi, laranja e flor roxa, guacamole com pimenta entre outros alimentos. Após a palestra os estudantes se reuniram com os professores da UTFPR para caminhar em volta da escola e conhecer algumas dessas plantas alimentícias não convencionais.

Já no período da tarde, a turma do 1º “C”, se juntou com Vilmar Acorde de Souza (secretário da escola) na tarefa de construir a Horta da escola.

Tendo já definido o local, primeiramente foi tirado o esquadro e tão logo as meninas começaram a fazer os buracos para iniciar cerca do local. Na oportunidade, algumas meninas ficaram descanso para se locomover melhor e em questões de minutos foi posto o primeiro palanque. Nesse clima de bastante entusiasmo, o coletivo envolvido passou a tarde toda trabalhando.

De acordo com Vilmar, “a horta faz parte da proposta pedagógica de produção e trabalho da escola, e irá se tornar um espaço de socialização de saberes.”

A professora Soniamar Lara de Lima também argumento sobre a importância desse trabalho, ela “acredita que a horta na escola é um trabalho socialmente necessário, pois na alimentação é importante ter legumes, verduras, temperinhos, tornando assim o lanche mais saudável. Além de que em trabalhos realizados na horta é possível desenvolver o conhecimento científico das diversas disciplinas, relacionados com a prática. ”

A pedagoga Maria Eunice também comenta que “a implementação da horta na escola vem para colaborar no processo pedagógico do alunos que poderão aprender na prática que é possível cultivar alimentos naturais, saudáveis que proporcionam uma melhor qualidade na saúde e podem fazer a diferença no mundo em que vivemos.”

Os estudantes também opinaram sobre a construção da horta escolar. Para Isabele Maria Duarte de Paula, do 6º “B”, “deveria tem mais alimentos saudáveis, árvores com frutas, frutas nativas, como: acerola, manga, além saladas e suco natural para o lanche. Na horta também dever ter ervas medicinais, temperos, como: salsinha, manjericão, jiló, e muitos outros.”

Já o Zaqueu Rodrigues de Oliveira, do 9º ano, também concorda, afirmando que “acredita que a horta é importante para o cultivo de alimentos mais saudáveis.”

Durante todo o período, todos os envolvidos se mostraram bastante motivados para continuar o projeto. Na próxima semana as atividades continuam.










Nenhum comentário:

Postar um comentário