quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

Escola Itinerante Herdeiros do Saber e Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak foram destaque em 2022

“Os avanços são provenientes de um esforço coletivo dos sujeitos que integram a comunidade escolar, afirmam os coordenadores da Escola Itinerante”

Por Rudison Luiz Ladislau

No ano de 2022 a Escola Itinerante Herdeiros do Saber, localizada no Acampamento Herdeiros da Terra de 1º de Maio, vinculada ao Colégio Estadual do Campo  Iraci Salete Strozak, ambas de Rio Bonito do Iguaçu, mesmo com as adversidades enfrentadas no ano letivo, foram reconhecidas pela qualidade de ensino ofertado nessas instituições.

Um dos frutos do trabalho realizado nessas escolas foi o resultado obtido no Concurso de Redação no munícipio, onde a Escola Itinerante conquistou a 1ª e 3ª colocação respectivamente.

Ainda no segundo semestre de 2022  essas instituições também receberam dois certificados do Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul de maiores avanços em relação a 2019 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, conquistando o 42º lugar no Estado do Paraná entre instituições de com mais de 600 estudantes e também conquistando o 5º lugar na categoria Ensino Fundamental deste Núcleo Regional de Educação.

Além dessas boas notícias, nos últimos anos, dezenas de jovens egressos dessas escolas conseguiram ingressar em diversos cursos, nas principais universidades do Estado e do país.

De acordo com o professor Alessandro Kominecki, “o avanço significativo do IDEB nos espaços escolares  do Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak e Escola Itinerante Herdeiros do Saber I e II, notadamente a 5ª colocação entre as escolas do NRE de Laranjeiras do Sul e 42ª entre as do Estado do Paraná, representa o engajamento coletivo e participativo dos profissionais em educação e da comunidade escolar em garantir um projeto de ensino pensado a realidade do campo, o qual, além do propósito de apropriação dos conhecimentos científicos, objetiva a formação humana dos sujeitos.”

Já para Camila Rotermel  e Celio Rocha, ambos coordenadores da Escola Itinerante, “os avanços são provenientes de um esforço coletivo dos sujeitos que integram a comunidade escolar Herdeiros do Saber, onde no ano de 2022 participaram ativamente na construção desses resultados, partindo desde o educador melhorar seu entendimento e ação dentro da proposta de educação do Ciclo de Formação Humana por Complexos de Estudos, muito por conta da atuação da direção escolar, assim, como também pela dedicação de cada educando na participação efetiva, da família que sempre apoiou a escola e se desafia junto aos estudantes nas atividades domiciliares, assim como de agentes externos, que possibilitaram a abertura de classes intermédias e auxílio estrutural. Estes sujeito, em uma corrente anti hegemônica ao um sistema de ensino que tendência a formar sujeitos passivos, formaram e provam que a Educação do Campo feita pelos e para os sujeitos que lá vivem, vai muito além de garantir índice, formando sujeitos de sua própria história capazes de lidar com a adversidade da realidade a qual estão inseridos.”

Iniciado o ano letivo 2023, o coletivo escolar já tem se reunido, discutido e planejado as ações para continuar avançando nos processos de ensino e aprendizagem.

A Escola Itinerante

A Escola Itinerante acompanha o deslocamento das famílias Sem Terra e garante às crianças, jovens e adultos acampados o direito à educação.

É uma escola Pública e foi aprovada pelo Conselho Estadual de Educação sob o Parecer N°1012/03 em 08 de dezembro de 8/12/2003, uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação do Paraná e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.

A Escola Itinerante tem como de seus princípios a democratização da gestão escolar, que se concretiza na participação da comunidade, na gestão administrativo-financeira e na direção coletiva dos processos pedagógicos, de forma dinâmica e organizada.

A principal tarefa dessa escola é resgatar a dignidade e o direito à educação, tantas vezes negada historicamente ao ser humano.

 (fonte: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=565, acessado em 15/02/2023).

Nenhum comentário:

Postar um comentário