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Encerrou ontem a fase municipal dos Jogos Escolares do Paraná, em Rio Bonito do Iguaçu. O Colégio Iraci, juntamente da Escola Itinerante Herdeiros do Saber, conseguiram ótimos resultados, conquistando o vice campeonato com os três times inscritos. Nossos jovens foram destaque dentro e fora de quadra, onde ao mesmo tempo em que demonstravam respeito, também competiram com muita garra e vontade de vencer, no verdadeiro espírito esportivo.
Parabéns aos nossos jovens
atletas, aos nossos professores e funcionários que os acompanharam, a nossa torcida, os quais nos
deram muito orgulho. Parabéns a equipe organizativa do evento.
É hora olhar para frente, de se
preparar para os próximos eventos esportivos, pois temos a certeza de que o esporte contribui de diversas formas para o desenvolvimento de nossos jovens.
Fotos, Mirian Kunrath
Confira abaixo práticas com dobradura para estudo dos continentes e aspectos físicos do planeta Terra. A atividade foi desenvolvida na turma da Classe Intermediária de Ciências Humanas - Ciclo II, ministrada pelo professor Alessandro Kominecki.
Está acontecendo os Jogos Escolares do Paraná - JEP`S, fase municipal de Rio Bonito do Iguaçu. Confira abaixo alguns registro da competição do dia de hoje, feita pelo professor Alessandro Kominecki.
Nesta segunda feira, contando com a contribuição da professora e dirigente Juliana Cristina de Mello, os estudantes do Colégio Iraci Salete participaram de uma formação sobre a auto organização dos estudantes. Além do aspecto formativo, na oportunidade foram elencadas algumas ações para movimentar os núcleos setoriais no colégio.
A auto organização é um dos fundamentos de nossa concepção de escola. Confira abaixo, como é apresentado no Projeto Político Pedagógico essa matriz formativa.
A participação em uma organização coletiva cria traços
fundamentais no perfil de ser humano que precisamos formar na atualidade:
lutadores e construtores; pessoas que saibam o que precisa ser construído, que
saibam lutar pela construção e consigam identificar os melhores caminhos para
que ela seja feita. E isso pode ser pensado no plano mais amplo da sociedade e
no plano da vida das pessoas, de uma comunidade. Quem participa de uma
organização, seja simples ou complexa, vai cultivando um modo de vida coletivo
e aprende hábitos e habilidades que lhe permitem trabalhar coletivamente e agir
organizadamente no cumprimento de suas tarefas. A organização coletiva se
realiza, especialmente, articulada às matrizes da luta social e do trabalho.
A direção da intencionalidade do trabalho com essa matriz, no dia
a dia da escola, pode ser sintetizada nos seguintes aspectos básicos:
• Participação ativa dos estudantes e da
comunidade na construção da vida escolar. Objetivamos (processual) é chegar a
formas cada vez mais coletivas de gestão e de organização do trabalho da escola
(envolvendo os estudantes).
•
Garantir que as práticas de trabalho, socialmente útil, realizadas na escola ou
por sua intermediação, sejam desenvolvidas por meio de uma organização coletiva
do trabalho, que se complexifique à medida que avance a idade dos estudantes e
a formação dos(as) educadores(as) na mesma direção.
•
Desenvolver atividades que exijam processos de auto-organização dos estudantes.
Pode-se começar com esse exercício em atividades pontuais ou específicas até se
chegar a construir a auto-organização como base da participação dos estudantes
no processo de gestão coletiva da escola.
•
Envolver os(as) educandos(as) na realização de tarefas coletivas orgânicas ao
MST ou a outras formas de organização de trabalhadores que os(as) educandos(as)
integrem, visando qualificar sua capacidade organizativa de forma combinada à
sua formação para o trabalho social e a militância política.
• A organização coletiva, seja como dinâmica
de formação de coletividades seja como organização do trabalho, deve ser objeto
de estudo científico da escola sempre a partir de práticas em que estejam
inseridas.
(trecho do PPP)
No entanto, festejar algo tão
importante não é uma ocasião qualquer. Por isso, afirmamos que, celebrar é rememorar. E nesse aspecto é
preciso considerar que Rio Bonito do Iguaçu tem uma história bastante ligada a
luta pela reforma agrária, a qual tem contribuído para o desenvolvimento do
município nas diversas áreas. Somente na educação, atualmente estão localizadas
nos assentamentos Marcos Freire e Ireno Alves, quatro (4) grandes colégios
estaduais e cinco (5) escolas municipais, e no acampamento Herdeiros da Terra, uma
(1) das maiores Escolas Itinerantes do Paraná, a Escola Itinerante Herdeiros do
Saber. Estas instituições contribuem para o desenvolvimento e movimentam toda a
região.
Celebrar é olhar para frente. Um município jovem, que vem se desenvolvendo,
mas que ainda possui inúmeras demandas básicas para serem superadas. Por isso,
pensar no desenvolvimento de Rio Bonito do Iguaçu, passa por planejar melhor o
campo, dar atenção especial aos assentamentos e acampamento, além dos demais
distritos. É preciso denunciar os problemas, mas igualmente importante é
anunciar soluções. Para demandas concretas é preciso ter ações concretas.
Nesse ponto, não é possível passar
sem citar a condição das estradas dos assentamentos e acampamento que tem dificultado
a circulação de coisas, pessoas, mercadorias e de recursos, o qual tem prejudicado
o desenvolvimento local. Este é um problema crônico, histórico do município,
mas que precisa ser encarado com ações concretas. Já é hora de colocar em pratica
um plano de pavimentação das principais estradas rurais.
Parabéns Rio Bonito do Iguaçu,
que possamos comemorar cada vez mais o seu desenvolvimento.