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segunda-feira, 20 de março de 2023

Estudantes do Colégio Iraci participam de formação sobre a Auto organização

Nesta segunda feira, contando com a contribuição da professora e dirigente Juliana Cristina de Mello, os estudantes do Colégio Iraci Salete participaram de uma formação sobre a auto organização dos estudantes. Além do aspecto formativo, na oportunidade foram elencadas algumas ações para movimentar os núcleos setoriais no colégio.

A auto organização é um dos fundamentos de nossa concepção de escola. Confira abaixo, como é apresentado no Projeto Político Pedagógico essa matriz formativa.

 Matriz Formativa da Organização Coletiva

A participação em uma organização coletiva cria traços fundamentais no perfil de ser humano que precisamos formar na atualidade: lutadores e construtores; pessoas que saibam o que precisa ser construído, que saibam lutar pela construção e consigam identificar os melhores caminhos para que ela seja feita. E isso pode ser pensado no plano mais amplo da sociedade e no plano da vida das pessoas, de uma comunidade. Quem participa de uma organização, seja simples ou complexa, vai cultivando um modo de vida coletivo e aprende hábitos e habilidades que lhe permitem trabalhar coletivamente e agir organizadamente no cumprimento de suas tarefas. A organização coletiva se realiza, especialmente, articulada às matrizes da luta social e do trabalho.

A direção da intencionalidade do trabalho com essa matriz, no dia a dia da escola, pode ser sintetizada nos seguintes aspectos básicos:

 • Participação ativa dos estudantes e da comunidade na construção da vida escolar. Objetivamos (processual) é chegar a formas cada vez mais coletivas de gestão e de organização do trabalho da escola (envolvendo os estudantes).

• Garantir que as práticas de trabalho, socialmente útil, realizadas na escola ou por sua intermediação, sejam desenvolvidas por meio de uma organização coletiva do trabalho, que se complexifique à medida que avance a idade dos estudantes e a formação dos(as) educadores(as) na mesma direção.

• Desenvolver atividades que exijam processos de auto-organização dos estudantes. Pode-se começar com esse exercício em atividades pontuais ou específicas até se chegar a construir a auto-organização como base da participação dos estudantes no processo de gestão coletiva da escola.

• Envolver os(as) educandos(as) na realização de tarefas coletivas orgânicas ao MST ou a outras formas de organização de trabalhadores que os(as) educandos(as) integrem, visando qualificar sua capacidade organizativa de forma combinada à sua formação para o trabalho social e a militância política.

 • A organização coletiva, seja como dinâmica de formação de coletividades seja como organização do trabalho, deve ser objeto de estudo científico da escola sempre a partir de práticas em que estejam inseridas.

(trecho do PPP)




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