Páginas

quarta-feira, 1 de março de 2023

A comissão organizativa da 1ª Caminhada da Reforma Agrária se reúne para planejar atividade

Para  Fernanda Panassolo - representante do IDR-Paraná  "A caminhada é importante no sentido de mostrar como os agricultores familiares estão organizados no assentamento e o que eles produzem. E também mostrar que possuem  belezas naturais que podem ser visitadas pelas pessoas do município e da região."
 Por Rudison Luiz Ladislau
Diretor – CEC Iraci Salete Strozak

Nesta quarta-feira, dia 01 de março, nas dependências da Associação Central do Assentamento Marcos Freire – ACAMF, a comissão organizativa da 1ª Caminhada da Reforma Agrária esteve reunida para planejamento do evento.

Contando com a participação da comunidade, da direção da Escola Municipal do Campo Herbert de Souza, direção do Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak, estudantes, funcionários, professores, Conselho Escolar e APMF das escolas, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST, do Conselho Pastoral da Igreja, da Secretaria Municipal da Agricultura, da IDR/PR (EMATER), a reunião debateu e encaminhou diversas questões relacionados a Caminhada da Reforma Agrária.

Essa Caminhada será realizada no dia 16 de abril e fará parte das atividades prevista de comemoração do aniversário dos assentamentos. A largada está prevista para as 8 horas da manhã, na Comunidade Centro Novo e percorrerá diversas propriedades margeando o Rio Iguaçu, ao total percurso será de aproximadamente 11 quilômetros. Na ocasião, será servido café e almoço colonial aos participantes.

A estudante Maria Eduarda Rodrigues, do 3º ano do Ensino Médio comentou como foi sua percepção sobre a reunião,   “achei super importante e interessante poder participar do planejamento da evento. Foi uma experiência nova, gostei bastante de poder dar voz as minhas opiniões juntamente com os demais. Obtive novos conhecimentos e entendi quão complicado é uma organização de um evento.”

Para Maurício de Inhaia, representante do MST e da Secretaria de Agricultura, “a ideia de realizar essa caminhada iniciou tempo atrás, quando atuava na pasta do turismo na região, o objetivo é mostrar para a população de fora as belezas naturais, a produção, os artesanatos e a contribuição dos assentamentos para o desenvolvimento de Rio Bonito do Iguaçu.”

Já de acordo com o Senhor Orlando Baim, representante da Pastoral da Igreja e do Conselho Escolar: “hoje foi dia de planejar a caminhada da Reforma Agrária, que tem como objetivo mostrar e contemplar as belezas da nossa região. A população de toda a região está convidada para participar conosco deste importante evento.”








Nenhum comentário:

Postar um comentário