terça-feira, 8 de agosto de 2023

Estudantes da rede Estadual de Educação de Rio Bonito do Iguaçu participam do I Seminário Indígena na região de Laranjeiras do Sul PR

   Por Maria Eunice Martchuk da Costa

 No dia 08 de agosto de 2023 aconteceu na cidade de Laranjeiras do Sul – PR, o 1° Seminário Indígena, com a temática: Os conflitos entre o Direito Estatal e os Direitos Indígenas. Nessa ocasião se fizeram presentes os alunos do Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak e Escola Itinerante Herdeiros do Saber de Rio Bonito do Iguaçu.

Acompanhado de suas professoras, os estudantes tiveram a oportunidade de participar desse evento e aprofundar um pouco mais nas discussões sobre a temática.

Durante o período da manhã a mesa de  trabalho contou com a presença e do Sr. Edilson Batistelli,  Prof Dr. Carlos Frederico Marés  de Souza Filho, Prof. Dr. Paulo Porto. e Dr. Felipe Salomão Marinho de Araújo. Foram discutidos o contexto social que os indígenas estão inseridos e as atuais políticas públicas que estão sendo desenvolvidas em prol do atendimento e proteção dos povos originários.

Na parte da tarde o debate foi em torno das questões educacionais com a presença   das professoras Mestrandas:  Danusa Korig Bernardo, Elizandra Fygsanh Freitas e Prof Ms Viviane Kellen Vygte Barão 

O debate foi muito produtivo despertando o público vários questionamentos sobre a atual organização do ensino nas comunidades indígenas que não respeita o tempo e os espaços e a cultura indígena, ressaltado pelo Prof. Marés como um ensino pautado no modelo ocidental de mentalidade Europeia. Temas como o preconceito e a discriminação também foram alvo dos debates neste evento.

Cobrou- se muito das autoridades uma postura mais firme em torno dos ataques que os indígenas sofrem nas redes sociais quando são acusados indevidamente de saques a cargas em estradas da região, deixando claro que fatos isolados não podem servir de motivo para serem discriminados e expostos em redes sociais.

O evento foi de muita importância para a formação dos estudantes que estavam acompanhando. Acreditamos que a educação promove mudança na vida e todas as possibilidades e espaços educativos devem ser explorados.





Nenhum comentário:

Postar um comentário