“O MST é, em última instância, a última trincheira onde se defende a dignidade humana nesse país.” Iraci Salete Strozake.
Iraci Salete Strozake foi uma pessoa extraordinária, ser humano com um alto nível de consciência de classe, de solidariedade, compromisso e militância.
Nascida em 21 de dezembro de 1969, no Rio Grande do Sul, Iraci veio para o Paraná com dois anos, residindo desde então na cidade de Guaíra.
Seu primeiro contato com MST foi aos 14 anos, um ano depois participou de sua primeira ocupação de terra no município de Ortigueira onde começou a contribuir no Setor Frente de Massas do MST.
Posteriormente passou a contribuir no Setor de Educação, sendo uma educadora alfabetizadora de jovens e adultos. Em 1993 mudou-se para Cantagalo, região centro-sul do Paraná, onde passou a compor a equipe pedagógica do Centro de Desenvolvimento Sustentável e Capacitação em Agroecologia (CEAGRO).
Em 1996 Iraci ajudava na organização do Setor de Educação do acampamento 'Buraco', em Rio Bonito do Iguaçu, acampamento que deu origem a maior ocupação de terras realizada pelo MST, quando cerca de 12 mil Sem Terra ocuparam o maior latifúndio do Sul do Brasil e conquistaram seu pedaço de terra para construir uma vida mais digna.
No ano de 1997, Iraci, faleceu vítima de acidente de ônibus na BR 277, entre Laranjeiras do Sul e Cantagalo. Em sua homenagem, as famílias batizaram a escola do acampamento ‘Buraco’ com seu nome. Hoje, já com 24 anos de existência, o Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozake segue mantendo viva a memória desta companheira dedicada, amorosa, competente, comprometida e sobretudo humana. Iraci Salete via na educação o caminho de emancipação dos seres humanos e o MST sendo esta trincheira de esperança.
Além do Colégio, também em sua homenagem existem dois assentamentos no Paraná: PA Salete Strozake no município de Itaguajé e o PA Iraci Salete no município de Alvorada do Sul.
Na região Noroeste do estado uma das brigadas de organização do MST carrega seu nome: Brigada Iraci Salete Strozake, abrangendo famílias assentadas e acampadas em Cruzeiro do Sul, Paranacity, São João do Caiuá, Jardim Olinda, Itaguajé, Santo Inácio e Cafeara.
Iraci Salete Strozake, Presente, Presente, Presente!
Fonte: Mídia Sem Terra. Disponível em: https://www.facebook.com/midiasemterra/posts/pfbid02id8R2E6VqAacwNjHTaxbAvFRsB6eJDk3eYFPFS1ydCSg5tSTt4RNW9kBMhvPfvgtl

Nenhum comentário:
Postar um comentário