Em resposta aos poderes públicos municipais de Nova Laranjeiras e Rio Bonito do Iguaçu/PR, a comunidade do Acampamento Herdeiros da Terra de 1º de Maio manifesta-se publicamente.
Diante do recebimento dos ofícios nº 174 e n° 175 da 2° Promotoria de Justiça da Comarca de Laranjeiras do Sul e após acesso à documentação na íntegra, de toda documentação do processo, evidenciando que a intenção de FECHAMENTO da Escola Itinerante Herdeiros do Saber I e II, através da realocação de TODOS os educandos para outros estabelecimentos de ensino, se iniciou no ano de 2022.
A justificativa elencada pelos executivos municipais centra-se nas estruturas da escola, utilizando-se de situações como as causadas por uma tempestade que atingiu a região onde a escola se localiza no ano de 2022, para evidenciarem que aquela era a realidade cotidiana da escola. Omitindo nos autos a organização da comunidade, que, no dia seguinte, já estava reconstruindo todas as estruturas danificadas, de forma voluntária, garantindo o retorno das aulas o mais breve possível para aquele momento.
A Escola Itinerante Herdeiros do Saber I e II foi construída a partir da organização e trabalho de todas as famílias camponesas sem-terra que compõem o Acampamento Herdeiros da Terra de 1º de Maio, possuindo uma importância ímpar para a educação das crianças, adolescentes e jovens da comunidade.
Além disso, é o maior símbolo de resistência do acampamento, contando com mais de 560 educandos, desde a Educação Infantil até o curso de Formação Docente. A posição da comunidade é clara: NÃO permitirá o fechamento de nossa escola.

.jpeg)


Nenhum comentário:
Postar um comentário