Páginas

quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Dia 26 de setembro comemoramos o Dia Nacional do Surdo

 Por: Amanda Vitória Silva Morandini e Poliana Azevedo de Quadros

Estudantes do 1º ano do Ensino Médio

 Dia 26 de setembro comemoramos o Dia Nacional do Surdo. No Brasil, foi oficializado em 2008, por meio do decreto de lei nº 11.796. O dia 26 de setembro foi escolhido por ser a data da fundação da primeira escola de surdos no país: o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Segundo a lei federal número 7.853/89, as pessoas com delimitações têm direito á educação pública e gratuita preferencialmente na reder regular de ensino além de ter uma educação adaptada à sua necessidade.

O Colégio Estadual do Campo Iraci Salete celebrou esta data com muita festa e homenagem, tudo isso porque na turma do 1º ano A do Ensino Médio estuda a educanda Eduarda Gabriela Galli, a qual está matriculada nesta instituição de Ensino desde 2020.

Para essa ocasião os colegas da turma organizaram uma apresentação e uma homenagem surpresa para a Eduarda. Foi um momento de muita emoção, homenagens e expressão de carinho

 A professora Rosemeri Rukhaber, interprete de Libras da educanda intermediou as ações e ajudou os demais estudantes a ensaiar uma música em libras para apresentar para a Eduarda. Foi interpretada pelos demais estudantes a canção “Certos Amigos” (composta por Daniel Lucena e interpretada pelo grupo musical Expresso Rural)

 Durante as homenagens também se fizeram presentes a sua mãe Marli da Silva, a comunidade escolar e seus colegas de turma. Após a apresentação foi organizado um delicioso lanche partilhado, onda cad um trouxe um pouquinho para ser degustado.

 Homenagem prestada pela colega Amanda Morandini:

 

“O Colégio Iraci tá muito feliz em ter uma pessoa tão alegre como você Eduarda Gabriela, sua Alegria contagia todos. Você sempre faz a gente sorrir, a sua amizade é muito importante para nós, você é uma peça fundamental para o primeiro ano do Ensino Médio.  Você é muito esperta e somos felizes em ter a sua amizade. Amamos você.

A Eduarda transmitiu em Libras para a turma que:   "Se sentiu feliz e acolhida por todos", agradeceu pelo carinho, acolhida e consideração dos colegas.

 O Colégio Iraci preza pela inclusão e o respeito a todas as formas de vida.













Nenhum comentário:

Postar um comentário