terça-feira, 10 de junho de 2025

Mutirão e Educação ambiental na comunidade do Acampamento Herdeiros da Terra

No dia de hoje, as famílias do Acampamento Herdeiros da Terra de 1° de Maio se uniram para mais um mutirão de plantio de árvores. A ação contou com a participação especial de mais de 200 educandos do ensino fundamental e médio, além dos educadores e educadoras da Escola Itinerante Herdeiros do Saber, mostrando como a escola do campo podem integrar as ações da Educação Ambiental com as ações da comunidade. A escola possui um Projeto Político Pedagógico norteado pelos elementos da Agroecologia como base para Educação Ambiental, desta forma possibilitou a relação entre teoria e prática.

Essa atividade, é continuidade das ações iniciadas durante a 3ª Jornada da Natureza do MST no Paraná e Dia Mundial do Meio Ambiente que aconteceu no dia 5 de junho, onde as famílias iniciaram o projeto de proteção ambiental na comunidade com recuperação e reflorestamento de áreas degradadas. Nesse primeiro momento, as famílias estão recuperando 7 hectares de área, mas o compromisso delas é ainda maior: plantar 1 milhão de mudas no acampamento.  

O mutirão de hoje simboliza mais um passo nessa caminhada, mostrando que através da cooperação e trabalho coletivo, é possível transformar a terra e garantir um futuro melhor para todos. Além do cuidado com o meio ambiente, as famílias camponesas reforçam a luta pela Reforma Agrária Popular integrando a pauta ambiental, a preservação da natureza, e ações de Educação Ambiental em conjunto com a escola da comunidade. Reforçando o compromisso de plantar árvores e produzir alimentos saudáveis.

Atividade também contou com a participação e apoio da equipe do CEAGRO e pós-graduandos do mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Laranjeiras do Sul.


Fotos: Danielson Postinguer

Instagram:https://www.instagram.com/p/DKsi3ZaAiGT/?igsh=ZnJxN3J4dGY5aHcw

Facebook: https://www.facebook.com/share/1AYQ1JmyEP/
































Nenhum comentário:

Postar um comentário