Páginas

segunda-feira, 7 de julho de 2025

Colégio Iraci Salete Strozak realiza reinauguração Centro de Pesquisa e Memória Terra e Povo

 Por Ladislau, R.L.

“Temos que ocupar o latifúndio da terra, mas temos que ocupar também o latifúndio do saber”

Frase atribuída a Iraci Salete Strozake, lembrada por Jaime Callegari durante evento de reinauguração

     Aconteceu na última sexta feira, dia 04 de julho de 2025, a reinauguração do Centro de Memória Terra e Povo. O evento muito representativo, teve a participação de estudantes, professores e funcionários do Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak e do Colégio Estadual do Campo Ireno Alves dos Santos, representantes do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Laranjeiras do Sul, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), lideranças do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), lideranças da comunidade, representantes do Conselho Escolar, representantes do Setor de Educação do MST e representante do Coletivo de Mulheres da Comunidade.

A reinauguração foi importante marco na retomada de inúmeras ações tomadas pelo colégio e comunidade escolar para resgatar, registrar e produzir a história local.

Nesta ocasião foi adicionado uma palavra a mais na nomenclatura do centro, que passa agora a ser chamado de “Centro de Pesquisa e Memória Terra e Povo”, uma pequena alteração, mas que traz grande mudança no entendimento do objetivo do espaço e das ações que partem dele. “O Centro de Pesquisa e Memória Terra e Povo – é muito mais que um arquivo histórico, é um espaço vivo, pedagógico, de onde surgirão inúmeras pesquisas. Reflete a necessidade de realização de ações permanentes, tornado a escola e comunidade referência na produção pedagógica.”

            A reinauguração contou em sua programação com explanação sobre a história dos assentamentos de Rio Bonito do Iguaçu, feita por Jaime Callegari, apresentação sobre a história de Iraci Salete Strozake – feita por Poliana Azevedo de Quadros, e  sobre a importância da pesquisa em memória, realizada pelo Professor Doutor Regis Clemente da Costa (UFFS).

            Outros dois momentos que merecem destaque foram o lançamento do livro “Iraci Salete Strozake: Nossa grande educadora” – relato de Janaína Strozake, e a proposição para início da organização e escrita do livro que será lançado em 2026 sobre os 30 anos de conquistas dos assentamentos.

            Confira abaixo as fotos feitas por Tiarles França



















































clique abaixo para acessar a mais fotos






















































































Nenhum comentário:

Postar um comentário