Páginas

sábado, 20 de agosto de 2022

Estudantes do CEC Iraci Salete Strozak aprendem a confeccionar a Mandala Olho de Deus OU Ojos de Dios

 Por Leonilda Elias Ferreira

Pedagoga - CEC Iraci Salete Strozak

 

O Olho de Deus é uma mandala que tem seu próprio significado. Esse tipo de mandala, conhecida como Olho de Deus, é um antigo símbolo feito pelos índios Huichol do México e dos índios Aymara da Bolívia. A simbologia por trás da mandala Olho de Deus está relacionada à saúde, felicidade e prosperidade de quem a possui.

Originalmente, o Olho de Deus era feito a partir de duas varas, que dão origem a quatro pontos, representando os quatro elementos: água, ar, terra e fogo.

 MANDALAS DE LÃ – OJOS DE DIOS

Ojos de Dios, ou, traduzindo, Olhos de Deus são originários do México. Típicos do povo Huichol, é para eles uma ferramenta ritual, um objeto mágico e também um símbolo cultural. Para este povo o Olho de Deus de quatro pontas representa os quatro elementos: Terra, Fogo, Água e Ar. Mas são feitos também com mais pontas, e com formatos simples ou mais complexos.

No ritual Huichol, o Olho de Deus começa a ser feito quando nasce uma criança. Nesta etapa, o pai tece o olho central, e depois são adicionados outros para cada ano de vida da criança até que ela atinja cinco anos de idade. Os Huichol chamam seus Olhos de Deus de “Sikuli”, que significa “o poder de ver e compreender coisas desconhecidas”. O Olho de Deus traz:

Terra = Paz

Ar = Alegria

Fogo = autocontrole

Água = Vida

Mandala de sete pontas Essa estrela de sete pontas pode ter diferentes significados, mas todos são relacionados à ideia de “coisa sagrada”, como nos sete dias da semana, nos sete planetas na tradição antiga, nos sete metais mágicos ou nos sete pilares da sabedoria.

A professora Mônica da disciplina de Arte trabalhou o significado das cores. Já a professora Leonilda, trabalhou com a confecção de mandalas com fios, e professora Zeli de Química, irá construir na horta mandalas com plantas medicinais.








Nenhum comentário:

Postar um comentário