Páginas

sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Reunião no NRE/Laranjeiras discutiu estradas dos assentamentos e acampamento de Rio Bonito do Iguaçu

 Por Rudison Luiz Ladislau

Professor e membro do Conselho Escolar

“Além da presença do NRE, representantes de escolas e da prefeitura se fizeram presentes nessa importante reunião. A baixa frequência escolar, ocasionada principalmente pela ausência de transporte escolar em dias chuvosos levou a esse debate”

 

Aconteceu no dia de hoje, dia 19 de agosto de 2022, uma importante reunião nas


dependências do Núcleo Regional de Educação para tratar sobre o transporte escolar nos assentamentos e acampamento de Rio Bonito do Iguaçu. Nessa ocasião se fez presente a Chefe do NRE Adriane Schio de Oliveira e sua equipe, a Secretária de Educação de Rio Bonito do Iguaçu, Eliane Dal Castel, Chefe do Departamento de Transporte de Rio Bonito Valdecir Gavlik, bem como o conselho escolar, direção e comunidade escolar do Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak e Escola Itinerante Herdeiros do Saber.

Atualmente no Estado do Paraná, com a implantação do Registro de Classe Online, onde é possível ter o acompanhamento virtual e real da presença escolar, tem-se exposto o problema da baixa frequência escolar das escolas dos assentamentos e acampamentos de Rio Bonito do Iguaçu. A principal causa para isso, é a não circulação das linhas escolares (total ou parcialmente) em dias de chuva, pois alguns trechos se tornam intransitáveis. Segundo levantamento das escolas, a falta de transporte escolar nesse ano, já ultrapassa os 50 (cinquenta) dias letivos.

Nessa reunião foi reafirmado que essa situação vem de muitos anos, sendo um problema histórico do município e, que já é de conhecimento das autoridades, pois a própria comunidade, tem sido a maior interessada no assunto e tem cobrado a resolução dessa questão, em inúmeras reuniões com prefeitura, NRE, câmara de vereadores, audiências, e até mesmo, denunciando ao ministério público.

Dentre os encaminhamentos para ser realizado de forma imediata, foi a elaboração de uma Comissão envolvendo o NRE, prefeitura e escolas para pensar em soluções  para cada linha escolar, pois foi verificado que estas envolvem inúmeras e diversas questões. A primeira reunião dessa comissão será realizada já na próxima quarta feira na Escola Itinerante e logo na sequência no Colégio Iraci Salete.

           A instalação dessa comissão é muito importante para ao menos minimizar os prejuízos aos estudantes nesse ano letivo, no entanto, “pra Rio Bonito voltar a crescer”  no campo e cidade, como era o logo da campanha do prefeito, passa por resolver a questão das estradas dos assentamentos e acampamentos, que impedem ou dificultam a circulação de pessoas, mercadorias, informações, das pessoas se organizarem coletivamente.

É fato que a resolução desse problema não se dará de uma hora para outra, mas é necessário um planejamento concreto/objetivo a curto, médio e longo prazo, com o envolvimento de várias organizações e instituições, comprometidas com essa causa, para de fato avançarmos na resolução dessa pauta. No plano de governo já possui muitas respostas: cascalhamento, calçamento com pedras irregulares, asfalto. Agora é preciso pôr em prática.  





Nenhum comentário:

Postar um comentário