sexta-feira, 24 de outubro de 2025

Pesquisa na Escola: Nossos Estudantes apresentaram suas pesquisas na UFFS

 Por Maria Eunice M. da Costa

    Aconteceu nos dias 22 e 23 de outubro de 2025 a XV Edição da Jornada de Iniciação Científica e


Tecnológica (JIC), um evento anual da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) que realiza a apresentação de pesquisas dos estudantes, bolsistas e voluntários vinculados ao Programa de Iniciação Científica e Tecnológica da UFFS.

Nossos estudantes da Iniciação Científica, David Samuel da Silva Almeida e Poliana Azevedo de Quadro, dos espaços Escola Itinerante Herdeiros do Saber e Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak, ambos localizados em áreas de acampamento e Assentamento, tiveram uma participação de destaque no evento de Pesquisa da UFFS.

Essa experiência incrível prova a força e a capacidade de pesquisa dos alunos da escola pública, incentivados a olhar para a própria realidade com olhos de pesquisadores, mesmo antes de chegarem à universidade!

Os estudantes fazem parte de Projetos de Pesquisa da UFFS, financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq. Os projetos foram coordenados pelo Prof. Regis Clemente da Costa (UFFS) e contou com a colaboração das professoras da educação básica Camila Jéssica Rotermel e Raquel do Carmo Biesek, que acompanharam de perto todo o processo de pesquisa.

Os trabalhos apresentados pelos nossos estudantes do Ensino Médio contribuem para a formação de qualidade e especialmente, para resgatar e valorizar a História e a Memória das comunidades onde vivem e dos próprios espaços escolares em que estudam.

Os temas pesquisados por nossos estudantes foram:

  • DAVID SAMUEL DA SILVA ALMEIDA:  A Escola Itinerante Herdeiros do Saber: A Luta pela Terra e pela Educação.
  • POLIANA AZEVEDO DE QUADROS: A Trajetória da Iraci Salete Strozak na Luta pela Terra e Pela Educação.

A participação de David e Poliana neste evento é motivo de grande orgulho e serve de inspiração para todos nós. Ela enaltece a capacidade e o potencial dos estudantes das escolas nas áreas de reforma agrária, comprometidas com a formação humana, com as lutas dos camponeses e com a histórias das lutas nessa região, mostrando que, desde cedo, eles podem ser sujeitos da história e escritores dessa história.

Esse é um passo crucial para motivar nossos jovens a conhecerem os espaços da universidade pública, aprenderem sobre a pesquisa científica e verem, na prática, o quanto uma instituição como a UFFS pode enriquecer a história e a vida das pessoas na comunidade!

 Parabéns aos estudantes, professoras Camila e Raquel, e ao Prof. Regis pelos excelentes trabalhos.











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