Por Maria Eunice M. da Costa
Aconteceu nos dias 22 e 23 de outubro de 2025 a XV Edição da Jornada de Iniciação Científica e
Tecnológica (JIC), um evento anual da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) que realiza a apresentação de pesquisas dos estudantes, bolsistas e voluntários vinculados ao Programa de Iniciação Científica e Tecnológica da UFFS.
Nossos
estudantes da Iniciação Científica, David Samuel da Silva Almeida e Poliana
Azevedo de Quadro, dos espaços Escola Itinerante Herdeiros do Saber e Colégio
Estadual do Campo Iraci Salete Strozak, ambos localizados em áreas de
acampamento e Assentamento, tiveram uma participação de destaque no evento de
Pesquisa da UFFS.
Essa
experiência incrível prova a força e a capacidade de pesquisa dos alunos da
escola pública, incentivados a olhar para a própria realidade com olhos de
pesquisadores, mesmo antes de chegarem à universidade!
Os
estudantes fazem parte de Projetos de Pesquisa da UFFS, financiados pelo Conselho
Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq. Os projetos foram
coordenados pelo Prof. Regis Clemente da Costa (UFFS) e contou com a
colaboração das professoras da educação básica Camila Jéssica Rotermel e Raquel
do Carmo Biesek, que acompanharam de perto todo o processo de pesquisa.
Os trabalhos apresentados pelos nossos estudantes
do Ensino Médio contribuem para a formação de qualidade e especialmente, para
resgatar e valorizar a História e a Memória das comunidades onde vivem e dos
próprios espaços escolares em que estudam.
Os
temas pesquisados por nossos estudantes foram:
- DAVID SAMUEL DA SILVA ALMEIDA: A Escola Itinerante Herdeiros do
Saber: A Luta pela Terra e pela Educação.
- POLIANA AZEVEDO DE QUADROS: A Trajetória da Iraci
Salete Strozak na Luta pela Terra e Pela Educação.
A participação de David e Poliana neste evento é
motivo de grande orgulho e serve de inspiração para todos nós. Ela enaltece a
capacidade e o potencial dos estudantes das escolas nas áreas de reforma
agrária, comprometidas com a formação humana, com as lutas dos camponeses e com
a histórias das lutas nessa região, mostrando que, desde cedo, eles podem ser sujeitos
da história e escritores dessa história.
Esse
é um passo crucial para motivar nossos jovens a conhecerem os espaços da
universidade pública, aprenderem sobre a pesquisa científica e verem, na
prática, o quanto uma instituição como a UFFS pode enriquecer a história e a
vida das pessoas na comunidade!











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