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quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Acontece hoje e amanhã a 2ª Edição da Prova Paraná 2022

Esta acontecendo no dia de hoje (e amanhã) a aplicação da Prova Paraná em todos os colégios da Rede Estadual de Ensino, confira algumas imagens da aplicação da prova neste primeiro dia.

Abaixo, aplicação da Prova Pr no CEC Iraci Salete




Abaixo, Prova PR no CEC Joaquim Nasario




Abaixo, Prova PR na Escola Itinerante Herdeiros do Saber



sábado, 27 de agosto de 2022

Conselho Escolar e APMF do CEC Iraci Salete Strozak e Escola Itinerante Herdeiros do Saber realizam importante reunião

 “Dentre outros pontos, reunião debateu sobre o Regimento Escolar, recursos financeiros, Projeto Político Pedagógico e Novo Ensino Médio”

Por Jucelia Castelari
Diretora CEC Iraci Salete

Os membros do Conselho Escolar e APMF do Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak e Escola Itinerante Herdeiros do Saber, reuniram-se neste sábado, nas dependências do Colégio Iraci para discutir a atualização do Regimento Escolar que está em processo de tramitação no e-protocolo do Governo do Paraná. Na ocasião, também foram analisadas a aplicação dos recursos financeiros oriundos das esferas Federais e Estaduais. Por fim, trataram do Projeto Político Pedagógico que deve ser submetido a mantenedora antes do final do ano de 2022 com alterações na Matriz Curricular e na Proposta Pedagógica Curricular do Ensino Médio. Esta ação é parte do conjunto de atividades desenvolvidas pelo Colégio para garantir os princípios de gestão democrática instituída pela Lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional  N.º 9394/96.





sexta-feira, 26 de agosto de 2022

CEC Joaquim Nasario Ribeiro promove roda de conversa sobre a história da comunidade

 “Colégio busca recuperar e registrar a história local por meio de produção de material pedagógico, umas das ferramentas para isso, é a realização das rodas de conversa”

 

Por: Leia dos Santos do Prado, e Lucas Bett de Amorim
Estudantes do 9º ano
Orientação: Prof Rudison Luiz Ladislau

 

Na manhã de hoje, estudante do  9º ano, grêmio estudantil, professores e funcionários


do Colégio Estadual do Campo Joaquim Nasario Ribeiro, receberam a visita de Jorge Berger Nogueira,  morador da comunidade de Campo do Bugre, para falar sobre a história da mesma.

Senhor Jorge, com 71 anos de idade, “nascido e criado aqui” como diz, sempre teve uma vida bastante ligada a comunidade, e por isso foi convidado para compartilhar com os estudantes sua experiência.

Durante 1 hora de conversa, senhor Jorge respondeu inúmeras questões dos estudantes e contou inúmeros outros acontecimentos para os presentes.

Deu detalhes de como foi se desenvolvendo a comunidade, segundo ele, no início havia muita mata, tinha poucas casas, essas eram iluminadas por “liquinho a querosene”, até mesmo os bailes que iam eram iluminados por meio dos lampiões. A energia elétrica somente chegou aqui por volta do início da década de 1980.

Durante muito tempo, Rio Bonito foi apenas uma vila, o comercio dependia de quase tudo de Laranjeiras, onde iam de carrocinha, a cavalo, e até mesmo a pé.

Sr Jorge relata que sua mãe, Aline Berger Nogueira , juntamente com a Dona Stanislava Definski, foram as primeiras professoras a atuar na região, no Rio do Leão, trabalhavam em escolas multiseriadas, e tinham que além de dar aula, preparar o lanche das crianças e limpar a escola. Sua mãe trabalhava dando aula de manhã e na roça no período da tarde.

Comentou que o professor Joaquim Nasario era compadre de seu pai, morava aqui na comunidade, mais ou menos onde hoje reside o “Lelo”, próximo do viveiro Winski.

A população da comunidade aumentou muito a partir da chegada empresa Queiroz Galvão para construir a BR 158, em 1976. Também a vinda dos gaúchos para a região ajudou a desenvolver o local, aqui até então se plantava arroz, feijão, milho, trigo e com os gaúchos veio também a soja. “os gaúchos, atraídos pelas terras baratas, vieram mais equipados e sabiam trabalhar” contou sr Jorge.

O nome da comunidade, acredita que se deu em virtude da presença indígena no local. Conta que em um momento a comunidade sugeriu a mudança de nome da comunidade, tendo em vista que outras tinham feito isso, citou por exemplo que: Vera Cruz era chamada de Rio Facão, e onde hoje é o Alto São João, era o local chamado de Bugre Morto. Naquela ocasião foi enviado ao poder público local 4 (quatro) sugestões de nomes, mas não foi aprovado pela administração local na época.

Ainda falou sobre a Tatiane Bergeier, sobre a emancipação do município, as lideranças locais, sobre a mudança do clima local a partir da instalação da usina hidrelétrica, e muito mais.

Ao final, os estudantes Paola e Luiz fizeram os agradecimentos pela disponibilidade do sr Jorge.




quinta-feira, 25 de agosto de 2022

Classe Intermediária de Ciências Humanas produz maquete do relevo de Rio Bonito do Iguaçu

“Atividade foi desenvolvida na Escola Itinerante Herdeiros do Saber e contou com a participação de vários estudantes. Maquete ficará exposta nos próximos dias na escola”


Por: Evelly Alves Siqueira, e Maria Camila Pimentel Bassegio
Estudantes Classe Intermediária Ciências Humanas – 1ºD
Profº Orientador: Rudison Luiz Ladislau

A ideia de construir uma maquete do relevo de Rio Bonito do Iguaçu surgiu como consequência da nossa saída de campo que realizamos dias atrás neste município. Naquela ocasião as turmas das Classes Intermediárias foram conhecer e estudar na realidade as partes do relevo local.


Coordenados pelo professor Rudison, então foi construído a maquete de Rio Bonito do Iguaçu com os estudantes.

Para sua realização, foi utilizado um mapa base do relevo (mapa com curvas de nível de 100 m), que foi ampliado, e a partir dele foi sendo recortado as curvas de nível sobre o isopor, de modo geral, foi como montar um grande quebra cabeça.   Uma camada sobre a outra, no fim foi passado massa corrida e feito a pintura, e assim foi construído a maquete.

A construção a maquete teve a participação dos estudantes da Classe Intermediária Ciências Humanas, 1ºC e 1ºD: Celso Felipe Fialka, Evelly Alves Siqueira, Gabriel Ososki de Campos, Gabriel Machado de Souza, Jenefer Maira Pacheco Hansen, Maria Camila Pimentel Bassegio, Micheli Alves Carvalho, e Pedro Henrique do Nascimento.






quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Transporte escolar é tema de debate na Escola Itinerante Herdeiros do Saber

“Reunião foi de encaminhamento entre os municípios de Rio Bonito do Iguaçu e Nova Laranjeiras, e foi um desdobramento da reunião ocorrida dias atrás no Núcleo Regional de Educação”

Por Alessandro Kominecki

Diretor Auxiliar CEC Iraci Salete Strozak

Na manhã de hoje (24), em Rio Bonito do Iguaçu (PR) a comunidade escolar e dirigentes das escolas Itinerantes Herdeiros do Saber I e II reuniram-se na escola Herdeiros I, juntamente com representantes das prefeituras municipais de Rio Bonito do Iguaçu e Nova Laranjeiras, direção da Escola base Iraci Salete Strozak e representantes do Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul no intuito de identificar problemas e definir encaminhamentos coletivos referente a problemática do transporte escolar. Na ocasião, acordos entre os municípios foram pré estabelecidos, assim como, fica mantido um grupo de trabalho permanente sobre o transporte escolar no acampamento.





Abertas as inscrições para a IV Feira de Ciências da Cantu na UFFS

 Feira será realizada no dia 20 de outubro, no Campus Laranjeiras do Sul.


A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul iniciou os preparativos para a realização da IV Feira de Ciências da Cantu na UFFS. O evento será realizado no dia 20 de outubro de 2022, das 8h às 16h, e poderá ser visitado por toda população.

A Feira de Ciências da Cantu na UFFS tem caráter de mostra científica. O evento reúne estudantes, docentes, técnicos e profissionais da Cantuquiriguaçu e região para a apresentação de  trabalhos. 

Podem ser submetidos trabalhos e experimentos das áreas de Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes e outras (como Tecnologias, Fotografia, Desenho, Decoração, entre outras). A escolha do tema é livre, desde que o trabalho seja exposto e apresentado no formato da Feira de Ciências. 

As categorias de participação são: Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior e, uma novidade desta edição, é a inclusão da categoria Técnico/Profissional.

Inscrições
As inscrições dos trabalhos são gratuitas e devem ser efetuadas de 22 de agosto até o dia 1º de outubro de 2022 (ou até atingir o limite de 200 inscrições). As inscrições devem ser efetuadas via formulário eletrônico, disponível em: https://abre.ai/feirauffs, informando nome e e-mail dos participantes, título do trabalho, área do conhecimento, categoria (Fundamental, Médio, Superior, Técnico/Profissional) nome da instituição de ensino, cidade. 

As equipes poderão ser formadas por até cinco participantes: Ensino Fundamental e  Médio até quatro estudantes e um responsável (professor ou técnico), Ensino Superior e Técnico/Profissional até cinco participantes, sendo opcional o acompanhamento por um docente/técnico. 

Avaliação e premiação
Os trabalhos serão avaliados e classificados de acordo com a categoria de inscrição: Ensino Fundamental, Médio, Superior, Técnico/Profissional. A avaliação será realizada por banca composta de professores, técnicos administrativos e estudantes dos cursos de mestrado da UFFS. 

Serão pontuados os seguintes requisitos: apresentação, execução do projeto, explicação do fenômeno envolvido (relevância do tema) e criatividade/originalidade.

Os melhores trabalhos, em cada categoria, serão premiados. Também serão escolhidos trabalhos nas categorias: Trabalhos Destaques, Prêmio Inovação, Prêmio Sustentabilidade e Prêmio Impacto Regional. 

No dia do evento, será entregue o certificado de participação para todos os apresentadores de trabalhos. 

Outras informações podem ser obtidas no Regulamento da Feira ou enviando e-mail para feiracienciasuffs@gmail.com

 

Fonte: https://www.uffs.edu.br/campi/laranjeiras-do-sul/noticias/abertas-as-inscricoes-para-a-iv-feira-de-ciencias-da-cantu-na-uffs, acessado em 24/08/2022.

sábado, 20 de agosto de 2022

Estudantes do CEC Iraci Salete Strozak aprendem a confeccionar a Mandala Olho de Deus OU Ojos de Dios

 Por Leonilda Elias Ferreira

Pedagoga - CEC Iraci Salete Strozak

 

O Olho de Deus é uma mandala que tem seu próprio significado. Esse tipo de mandala, conhecida como Olho de Deus, é um antigo símbolo feito pelos índios Huichol do México e dos índios Aymara da Bolívia. A simbologia por trás da mandala Olho de Deus está relacionada à saúde, felicidade e prosperidade de quem a possui.

Originalmente, o Olho de Deus era feito a partir de duas varas, que dão origem a quatro pontos, representando os quatro elementos: água, ar, terra e fogo.

 MANDALAS DE LÃ – OJOS DE DIOS

Ojos de Dios, ou, traduzindo, Olhos de Deus são originários do México. Típicos do povo Huichol, é para eles uma ferramenta ritual, um objeto mágico e também um símbolo cultural. Para este povo o Olho de Deus de quatro pontas representa os quatro elementos: Terra, Fogo, Água e Ar. Mas são feitos também com mais pontas, e com formatos simples ou mais complexos.

No ritual Huichol, o Olho de Deus começa a ser feito quando nasce uma criança. Nesta etapa, o pai tece o olho central, e depois são adicionados outros para cada ano de vida da criança até que ela atinja cinco anos de idade. Os Huichol chamam seus Olhos de Deus de “Sikuli”, que significa “o poder de ver e compreender coisas desconhecidas”. O Olho de Deus traz:

Terra = Paz

Ar = Alegria

Fogo = autocontrole

Água = Vida

Mandala de sete pontas Essa estrela de sete pontas pode ter diferentes significados, mas todos são relacionados à ideia de “coisa sagrada”, como nos sete dias da semana, nos sete planetas na tradição antiga, nos sete metais mágicos ou nos sete pilares da sabedoria.

A professora Mônica da disciplina de Arte trabalhou o significado das cores. Já a professora Leonilda, trabalhou com a confecção de mandalas com fios, e professora Zeli de Química, irá construir na horta mandalas com plantas medicinais.








sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Reunião no NRE/Laranjeiras discutiu estradas dos assentamentos e acampamento de Rio Bonito do Iguaçu

 Por Rudison Luiz Ladislau

Professor e membro do Conselho Escolar

“Além da presença do NRE, representantes de escolas e da prefeitura se fizeram presentes nessa importante reunião. A baixa frequência escolar, ocasionada principalmente pela ausência de transporte escolar em dias chuvosos levou a esse debate”

 

Aconteceu no dia de hoje, dia 19 de agosto de 2022, uma importante reunião nas


dependências do Núcleo Regional de Educação para tratar sobre o transporte escolar nos assentamentos e acampamento de Rio Bonito do Iguaçu. Nessa ocasião se fez presente a Chefe do NRE Adriane Schio de Oliveira e sua equipe, a Secretária de Educação de Rio Bonito do Iguaçu, Eliane Dal Castel, Chefe do Departamento de Transporte de Rio Bonito Valdecir Gavlik, bem como o conselho escolar, direção e comunidade escolar do Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak e Escola Itinerante Herdeiros do Saber.

Atualmente no Estado do Paraná, com a implantação do Registro de Classe Online, onde é possível ter o acompanhamento virtual e real da presença escolar, tem-se exposto o problema da baixa frequência escolar das escolas dos assentamentos e acampamentos de Rio Bonito do Iguaçu. A principal causa para isso, é a não circulação das linhas escolares (total ou parcialmente) em dias de chuva, pois alguns trechos se tornam intransitáveis. Segundo levantamento das escolas, a falta de transporte escolar nesse ano, já ultrapassa os 50 (cinquenta) dias letivos.

Nessa reunião foi reafirmado que essa situação vem de muitos anos, sendo um problema histórico do município e, que já é de conhecimento das autoridades, pois a própria comunidade, tem sido a maior interessada no assunto e tem cobrado a resolução dessa questão, em inúmeras reuniões com prefeitura, NRE, câmara de vereadores, audiências, e até mesmo, denunciando ao ministério público.

Dentre os encaminhamentos para ser realizado de forma imediata, foi a elaboração de uma Comissão envolvendo o NRE, prefeitura e escolas para pensar em soluções  para cada linha escolar, pois foi verificado que estas envolvem inúmeras e diversas questões. A primeira reunião dessa comissão será realizada já na próxima quarta feira na Escola Itinerante e logo na sequência no Colégio Iraci Salete.

           A instalação dessa comissão é muito importante para ao menos minimizar os prejuízos aos estudantes nesse ano letivo, no entanto, “pra Rio Bonito voltar a crescer”  no campo e cidade, como era o logo da campanha do prefeito, passa por resolver a questão das estradas dos assentamentos e acampamentos, que impedem ou dificultam a circulação de pessoas, mercadorias, informações, das pessoas se organizarem coletivamente.

É fato que a resolução desse problema não se dará de uma hora para outra, mas é necessário um planejamento concreto/objetivo a curto, médio e longo prazo, com o envolvimento de várias organizações e instituições, comprometidas com essa causa, para de fato avançarmos na resolução dessa pauta. No plano de governo já possui muitas respostas: cascalhamento, calçamento com pedras irregulares, asfalto. Agora é preciso pôr em prática.  





quinta-feira, 18 de agosto de 2022

Aqui se produz arte

 Nas fotos abaixo, atividade desenvolvida pela educadora Soniamar Lara de Lima na disciplina de Arte, com estudantes do 1º ano A e B do Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak. Painel sobre tecido. 

Na foto seguinte, painel sendo desenvolvido pelas educadoras: Eliane do Vale, Jaqueline Boeno, Mirian Kunrath e Soniamar Lara de Lima, com as turmas do 2º C e D, da Escola Itinerante Herdeiros do Saber. Painel sobre o tecido. Ambos painéis ficarão expostos nas referidas escolas. 





Estudantes do Colégio Joaquim Nasario Ribeiro participam da 3ª Feira do Empreendedor na UFFS

 Por Leia dos Santos do Prado, e Luiz Antônio Kailer Rodrigues

Estudantes do 9º ano

Prof orientador: Rudison Luiz Ladislau

 


Ontem dia 17 de agosto de 2022, no período noturno os estudantes do 9º ano do Ensino 
Fundamental, bem como estudantes do Ensino Médio do Colégio Est. Do Campo Joaquim Nasario – de Rio Bonito do Iguaçu, acompanhados dos educadores Diene de Barros Ferreira, Edson Maurer, Leticia de Mattos, Rudison Luiz Ladislau, Tamires de Paula e Vanessa Bulegon,  participaram da 3ª Feira do Empreendedor na Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS  campus de Laranjeiras do Sul.

Chegando na UFFS, os estudantes foram recepcionados pela professora Drª Ceyça Palerosi, que deu as boas vindas orientou o grupo quanto a participação nas inúmeras oficinas que estavam ocorrendo.

Na oportunidade, foi dividido o pessoal em grupos menores para acompanhar as apresentações, e dentre as demonstrações estavam: como construir uma  horta vertical, indústria de bolachas, educação financeira, biodigestor de baixo custo, vária oficinas que abordavam a alimentação e vegana e alimentação saudável, reciclagem, como fazer sabão caseiro, plástico biodegradável, dentre outras tantas.

Um aspecto que também chamou atenção dos estudantes é a presença de acadêmicos vindos de muitos Estados do Brasil e até mesmo de outros países, o que demonstra que precisamos valorizar mais e ocupar essa universidade que está tão próxima de nós.  Depois de passar por todas as oficinas o grupo ainda teve a oportunidade de conhecer um pouco mais da estrutura da universidade. Na avaliação geral dos estudantes a atividade foi muito positiva e pretendem retornar em outras oportunidades.